quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ALEKSANDR RODSCHENKO E O CONSTRUTIVISMO RUSSO


Aleksandr Mikhailovich Rodchenko era casado com a artista Varvara Stepanova.
  
   “Um dos maiores artistas do século XX, Rodchenko foi artista plástico, escultor, fotógrafo e designer gráfico russo, criador de capas de livros, revistas, propagandas e cartazes, entre outros. Um dos fundadores do construtivismo russo e design moderno russo.“

   Alexander Rodchenko é um dos máximos expoentes da vanguarda soviética dos anos 20 e 30. Nasceu em São Petersburgo, em 1891. A sua família mudou-se para Kazán, no Oeste de Rússia, onde Alexander estudou Historia da Arte.
   Em 1915, influenciado por Malevich, começou a pintar com tendência abstrata.
   O artista experimentou diferentes técnicas de expressão artística, estudando a pintura, a fotomontagem e a fotografia em profundidade, como documento da realidade e como instrumento de propaganda.
   A imagem é fruto de uma construção. A arte geométrica refletindo a tecnologia moderna. Misturando foto, desenho e gráfico atinge seu objetivo: “construir” a arte, não criá-la, onde a imagem é fruto de uma construção.
   Rodchenko afirmou ser possível desse modo, expor a falsidade latente em todos os produtos artísticos - a linha defendida pelo Realismo Socialista.
   Suas fotografias são composições arrojadas, com grandes planos, perspectivas monumentais, geometrização com ênfase nas diagonais, pontos de vista abruptos tomados de cima ou de baixo em diversos ângulos retratando o verdadeiro sentido das suas palavras, a dimensão da sua criatividade e o seu legado futuro.
   Rodchenko trabalhou com ousadia e inovação suas fotografias, como a insistência no preto e branco; a eliminação do detalhe desnecessário; a ênfase do posicionamento e o movimento no espaço o que lhe valeu o rótulo de formalista que, na altura, era potencialmente uma ameaça de morte. Sem Rodchenko não teria havido fotojornalismo nem teríamos podido admirar as imagens de Cartier-Bresson, Capa ou Seymour...
   O artista russo era uma personagem multifacetada que se sentia tão à vontade na pintura como na escultura, no design ou na fotografia, que o notabilizou. Os seus trabalhos publicitários e comerciais são surpreendentes não só pelo insólito de serem feitos por um artista "revolucionário" como pela inovação gráfica que trouxeram.
   Nos anos de 1930, com as mudanças que o Governo implementou nas regras da prática artística, o artista entrou em conflito com a burocracia estalinista, concentrou se em fotografia de desporto e imagens das paradas, movimentos coreografados e voltou a pintar.
   Viveu os seus últimos vinte anos de vida na obscuridade e no isolamento. Não foi assassinado - «apenas» foi silenciado e excluído. Faleceu em 1956.
   Até hoje, suas imagens são verdadeiros documentos para a difusão de Construtivismo Soviético.























“Os resultados do primeiro Plano Quinquenal" desenhado por Stepanova e/ou Rodchenko, em 1933. Uma foto-montagem do Construtivismo...

Nenhum comentário: