quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BARROCO MONUMENTAL

I - DADOS CRONOLÓGICOS:

Século XVII

II – CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL:

Arte contra-reformista, desenvolvida nos países católicos e seus receptores são os fiéis, a Igreja, a Nobreza e o Palácio (público privado).
O conceito do teatro explora a ideia de representação nos planos políticos (governante era o representante de Deus na terra, representação do que está acima dos fiéis), a representação dos papéis sociais, quem você é na sociedade e a representação religiosa (quase sempre de maneira alegórica, figuras e elementos simbólicos metafóricos, por exemplo, ancora para fé, estrela, para graça, etc).
Atinge com mais eficácia o consciente das pessoas, a fé não é razão e esse sentimento é mais fácil ser despertado que os discursos literários.
O teatro se apóia num conceito de local da representação (aspecto físico) de nome cenário (lugar que você cria um ambiente, uma ilusão).

Scena” igual a palco, fundo em italiano e em francês “décor”.
 Décoration (ornamentação) parte da raiz “decorum” tradução do grego “prépon”.

No Brasil decoro relaciona-se a pudor (moral); no entanto, é ética (costumes socialmente admitidos consensualmente).
Ético ajusta ou não a uma situação como você se coloca em relação a um grupo e não é codificado. A moral é código e tem relação com a religião.

A moral diz: não pode; a ética diz: não deve.

Ética vem de etiqueta, “ethos” (grego, costumes).

A maneira decorosa é a adequação conveniente e não é moral, pois não é nem bom ou mau. Exemplo: os gêneros teatrais: tragédia ou na comédia trágica, um palhaço fazendo piadas não seria adequado, só funcionaria numa sátira.
A arte pode mostrar tudo, mas como você mostra, depende do contexto que é empregada.


III – GÊNEROS:

Os gêneros são:

TRAGÉDIA – classe superior: rei, príncipes, deuses e heróis, desenvolvidos em lugares importantes, como palácios e templos.
COMÉDIA – classe média e desenvolvida nas cidades e aldeias. Retrata os costumes, mas não é necessariamente engraçada.
SÁTIRA – classe inferior. Pessoas marginalizadas, prostitutas, ladrões ou mitológicos baixos. Desenvolvida nos casebres, nos matos. São as farsas e remetem ao riso.
As condições sociais eram fixas, estática e as pessoas tem obrigação de conhecer as regras da sua sociedade.
No século XVII podia diversificar os gêneros, mas era um grande risco, para não causar pena ou riso.
Baltazar Grecián (cortesão) escreve “O discurso” explicando que o mundo é formado por dois tipos de público: os néscios e os discretos.
DISCRETOS – aqueles que têm ética, decoro, sppezzatura.
NÉSCIO – o tolo, o espontâneo. Estes não têm lugar na vida pública (fala e se comporta sem decoro). Ele é natural e não representa, tornando-se alvo de ridículo, servindo para divertir os outros. Ele é ruim porque não tem valor, vive só para servir.
Na literatura são conhecidos como pícaros.

IV – CARACTERÍSTICAS:

 Monumental porque é grandiosa ou parece ser.

Um traço original do Barroco espanhol encontra-se na arquitetura, principalmente nas portadas dos edifícios civis e religiosos, decoradas em relevo.
A pintura espanhola foi muito influenciada pelo Barroco italiano, principalmente no uso expressivo de luz e sombra, mas conservou preocupações próprias: o realismo e o domínio da técnica.

Nenhum comentário: